Paulo Gustavo e a família que mudou (um pouco) o Brasil
Quando decidi criar o “Pai pra toda a obra”, fi-lo para falar de famílias, de parentalidade, de amor. Nas suas mais variadas formas e expressões. O facto de sermos uma família homoafetiva, cria uma proximidade inevitável de todas estas famílias e, muito em particular, daquelas que pela sua visibilidade, mudaram perspetivas e pontos de vista.
No passado dia 4 de Maio – há pouco mais de uma semana – Paulo Gustavo morreu, devido a complicações motivadas pela COVID-19.
E porque falo disso? Bom, para quem não o conhece, Paulo Gustavo alcançou o estrelato e o reconhecimento nacional e internacional, com uma personagem feminina em “A minha mãe é uma peça”. Começou por ser uma peça de teatro, virou um filme e depois outro filme. Neste texto, do qual é autor o próprio, Paulo interpretava a sua própria mãe, sob o nome de Dona Hermínia. Esta senhora, que representava a Dona Déa (mãe real do actor), era explosiva, “desbocada”, falava alto, dizia tudo o que tinha a dizer, educava de forma rígida e, às vezes, severa. Segundo a própria, a personagem era, realmente, a sua fiel representação. Mas esta mulher também aceitava e acolhia o seu filho homossexual. Também o protegia de qualquer ataque homofóbico, também lhe dava todo o colo do mundo, em todos os momentos.
Com a peça e com o filme, Paulo Gustavo alcançou os melhores resultados de bilheteira de teatro e cinema, na história do Brasil. Seguiram-se inúmeras personagens de igual sucesso.
Mas tem mais, muito mais, a provar que a família e o amor incondicional são sempre o pilar sólido de qualquer sociedade.
Claro que o filho gay de Dona Hermínia, era o próprio Paulo Gustavo que sempre assumiu a sua orientação sexual. E quando alguém que tem este alcance o faz, isso torna-se um ato quase heróico e salvador de muitas pessoas que se sentem sufocadas dentro da sua orientação sexual, especiamente num país como o Brasil que continua a ser, infelizmente, um dos países com maior número de mortes por LGBTfobia (em particular no caso de pessoas trans em que os números são verdadeiramente alarmantes).
Quando falamos de mortes por LGBTfobia, estamos a falar de pessoas que são perseguidas, torturadas, assassinadas, simplesmente por serem quem são. O mesmo é dizer que o são, simplesmente, por existirem.
Uma das maiores ferramentas que existem, de forma comprovada, para acabar com este flagelo, é dar visibilidade a estas pessoas para que não se sintam sós. E foi exatamente isso que Paulo Gustavo deu ao Brasil e ao mundo. Quando uma pessoa com esta visibilidade assume a sua orientação sexual, há milhares (ou talvez milhões) de jovens que percebem que ser LGBTI+ não tem que ser, necessariamente, um impedimento para nada na vida.
Ainda que Paulo Gustavo não se visse ou revisse enquanto ativista, a verdade é que ele foi das pessoas que mais fez no Brasil para a “normalização” das famílias homoafetivas. Ele casou com Thales Bretas, eles tiveram filhos pela via da gestação de substituição (vulgo barriga de aluguer – procedimento legal e reconhecido no estado da Califórnia, nos EUA). Há, claramente, um “antes e depois” de Paulo Gustavo, no Brasil.
Não está tudo resolvido, continua muito por fazer. No Brasil e no mundo. Mas o caminho faz-se caminhando. Um exemplo claro da sua influência foi o fato de a imprensa se referr a Thales como marido de Paulo Gustavo. Nunca antes isto tinha acontecido. Até então, chamavam, em situações idênticas, de companheiro. Depois de serem pais e de se saber (assumido pelos próprios), quem era o filho de quem em termos biológico, a imprensa continuou a referir-se a Gael e Romeu como filhos de ambos.
No dia 11 de Maio, na missa de 7º dia, realizada aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o marido discursou livremente.
Para quem nunca teve de lidar com estas questões, talvez pareça pouco. Mas é nestes pequenos gestos que vamos evoluindo, vamos crescendo e, principalmente, vamos sendo integrados numa sociedade que, durante demasiado tempo, nos recusou a nossa existência. Para nós – e para o mundo – são marcos históricos.
Não partiu apenas um artista brilhante. Um dos mais brilhantes da história, na verdade. O seu humor e a sua inteligência emocional e artística eram absolutamente brilhantes. Partiu também um homem que dedicou a sua vida e a sua arte ao combate ao racismo, às desigualdades sociais, ao combate à LGBTfobia, à defesa de todas as famílias. Tudo, fazendo-nos rir. Muito.
Termino, portanto, com uma das suas últimas frases, em vida: “Rir é um ato de resistência”.
Obrigado, Paulo Gustavo.
j4qy7w
Very engaging and funny! For more information, click here: LEARN MORE. Let’s chat!
I was reading through some of your articles on this internet site and I think this web site is rattling informative!
Keep putting up.Expand blog
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
أنابيب HDPE الجيوثرمية في العراق يعد مصنع إيليت بايب في العراق من الطليعة في تقديم أنابيب HDPE الجيوثرمية المتقدمة، المصممة خصيصاً لأنظمة الطاقة الجيوثرمية الفعالة والمستدامة. تم تصنيع أنابيب HDPE الجيوثرمية لدينا لتقديم مقاومة ممتازة للحرارة، ومرونة، وطول عمر، مما يجعلها مثالية لأنظمة مضخات الحرارة الأرضية وغيرها من التطبيقات الجيوثرمية. مع التزامنا بالجودة والابتكار، تبرز شركة إيليت بايب كواحدة من الشركات الرائدة والأكثر موثوقية في العراق. نضمن أن أنابيب HDPE الجيوثرمية لدينا تفي بأعلى معايير الصناعة، مقدمة أداءً ممتازاً ومتانة. اكتشف المزيد عن حلولنا الجيوثرمية بزيارة elitepipeiraq.com.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
I’m no longer positive the place you’re getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent information I used to be in search of this information for my mission.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
ACOG Pract Bull 2001; 28 1 11 priligy 60 mg
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Endocrine treatment is the cornerstone of therapy for patients with HR HER2 BC and is a critical to minimizing recurrence and prolonging survival priligy sg
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.