Primeiros passos – Episódio 1
“Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o AMOR é mais forte que o destino”, Lídia Weber
Foi sempre esta a minha convicção e foi, exatamente, com este sentimento que avancei com o processo que haveria de permitir-me concretizar o maior sonho da minha vida: o de ser pai e sê-lo precisamente pela via da adoção.
Em Setembro de 2015, decidi que era hora de avançar. Não tive dúvidas de que era isso que queria fazer naquele momento da minha vida e no início de 2016 fui à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para saber o que tinha que fazer.
Saí de lá com a Sessão de Formação A marcada. “E agora? O que se segue?” Esta foi a pergunta que mais pairou na minha cabeça, ao longo de todo o processo. “Agora vai para casa e aguarda a convocatória”. Boca seca, pernas a tremer, ansiedade “aos gritos”. Espero? Como assim, espero? Não dá para ser já?
Claro que não dá e ainda bem que não dá. É o sucesso do processo que garante o sucesso da adoção e, por conseguinte, a felicidade da futura família.
Dias depois recebi a convocatória para a formação A com data para dali a um mês (que a mim, obviamente, pareceu-me um ano).
A formação A é, basicamente, uma sessão de esclarecimento que pretende responder a questões legais e a questões práticas. Quem pode adotar? Em que circunstâncias? O que é necessário? Etc. E depois levamos um verdadeiro banho de realidade. Se até ali alguém tem alguma visão cor-de-rosa sobre a adoção de uma criança, garanto-vos que fica tudo lá. A realidade é abordada de forma simples e pragmática e, como eu costumo dizer, só falta dizerem “não se meta nisso”. Digo-o, ironicamente, como é óbvio. E digo-o porque, de facto, a adoção é, muitas vezes, romanceada e floreada e convém que tenhamos a real noção de “onde estamos a embarcar”. É um projeto para a vida.
Esta formação é obrigatória e o certificado entregue é um dos documentos necessários para dar entrada do processo, caso a decisão seja essa. Há quem decida avançar e há quem tenha ido apenas para ser esclarecido. O processo só pode ser entregue 24 horas depois da formação para garantir um período mínimo de reflexão.
Entreguei o processo em Maio de 2016. E volta a soar na minha cabeça: “E agora? O que se segue?” E a mesma resposta: “Agora vai para casa e aguarda”. Boca seca, pernas a tremer, ansiedade “aos gritos”. Espero? Como assim, espero? Não dá para ser já?
Calma…. Não conto tudo já, mas todas as semanas vou contar-vos os episódios desta história. A nossa história.
sq7w0l
dk3xl2
Wonderful perspective! The points you made are very enlightening. For further information, visit: DISCOVER MORE. Excited to hear your views!
You have observed very interesting details! ps nice internet site.Raise blog range
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
l2ox61
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Great – I should definitely pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task.
emla cream and priligy tablets Adapting diabetes medication for low carbohydrate management of type 2 diabetes a practical guide
Hello there! Do you know if they make any plugins to help with
SEO? I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good
gains. If you know of any please share. Thanks! I saw similar art here:
Eco bij
priligy for pe 2008 Sep 10; 130 2 146 53
I like the efforts you have put in this, thank you for all the great posts.